Foto do acervo da Olaria Cultural.
Exposição Comemorativa sobre a Congada Ferreira (Lapa/PR) reunindo os acervos do grupo, do MAE - Museu de Arqueologia e Etnologia e do Encontro de Tradições.
Nesta tenda, contaremos com a presença de Ney Manoel Ferreira, Priscila Ferreira e Evelyn Ferreira, integrantes da Congada e também com as Visitas Guiadas MAE – Caixa Didática Paraná na Caixa, conduzidas pela equipe do museu.
Sobre o auto da Congada Ferreira: A Congada é um auto popular que mistura teatro, música e dança. Realizada em homenagem a São Benedito, a apresentação conta com versos que encenam a história de um mal-entendido entre o Rei do Congo e o Embaixador que representa a Rainha da Ginga, de Angola.
No auto da Família Ferreira, o Rei do Congo e seus fidalgos estão prestando uma homenagem a São Benedito, até que surge o Embaixador da Rainha da Ginga com a intenção de se apresentar ao Rei com seus guerreiros. O Rei e os fidalgos encaram a chegada do Embaixador como uma afronta e um perigo ao reinado. A partir desse momento, acontecem guerras entre as duas partes, prisões e uma confraternização final que sela a paz entre os dois reinos. Em 2019 o grupo completou 200 anos de atividade.
PROJETO APROVADO NO PROGRAMA ESTADUAL DE FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA | PROFICE DA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA | GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ.