Foto do acervo do grupo.
Dia 12/12 - 9h e 14h
A Associação de Capoeira Angola Dobrada (ACAD) é uma escola de capoeira angola com 24 anos de atividades em Curitiba, dedicados às atividades cotidianas de fomento e preservação da capoeira, Patrimônio Cultural Imaterial, reconhecido pelo Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural Nacional (IPHAN).
Desde 2006, Welington Márcio dos Santos, Mestre Negrão, primeiro mestre de capoeira angola residente em Curitiba, é o responsável pela ACAD Curitiba. Por meio de editais públicos da Fundação Cultural de Curitiba, do Governo do Estado e parcerias, a Associação realiza atividades de capoeira angola em diferentes espaços e regiões da cidade.
A capoeira é resultante de um mosaico cultural africano em solo brasileiro e está presente em todo o mundo, sendo um dos principais instrumentos de difusão da língua portuguesa. Registrada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade em 2014, a capoeira traduz a identidade, cultura e a história brasileira.
PROJETO APROVADO NO PROGRAMA ESTADUAL DE FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA | PROFICE DA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA | GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ.