CONGADA FERREIRA

Dia 21 Festival Congada011Daniel Castellano.jpg

A Congada da Família Ferreira, sediada na Lapa, é uma joia a ser preservada no Paraná. Atualmente é a única Congada em atividade no Estado e sua história remonta a mais de 200 anos.

A Congada é mantida com brilho, amor e cuidado pelo embaixador Ney Manoel Ferreira e por seu irmão, o Rei Miguel Ferreira que conduzem o grupo por décadas, garantindo o futuro desta tradição no Paraná.

Realizada em homenagem a São Benedito, a apresentação conta com versos, músicas, danças e uma encenação encantadora, com a realização de guerras, acordos de paz e muita alegria. Conta a história de um mal entendido entre o Rei do Congo e o embaixador que representa a Rainha da Ginga, de Angola.

Dia 21 Festival Congada008Daniel Castellano.jpg
Dia 22 festival Congada112Daniel Castellano.jpg

O Rei do Congo e seus fidalgos estão prestando uma homenagem a São Benedito, até que surge o embaixador da Rainha da Ginga com a intenção de se apresentar ao Rei com seus guerreiros. No entanto, aí surge o mal entendido. O Rei e os fidalgos encaram a chegada do embaixador como uma afronta e um perigo ao reinado.  A partir desse momento, acontecem guerras entre as duas partes, prisões e uma confraternização final que sela a paz entre o rei e o embaixador. Esta apresentação despertou grande interesse do público no Encontro de Tradições.

Fonte: Tribuna Regional da Lapa