ARTIART
Expositores Lã de tibagi029Daniel Castellano.jpg
Expositores Lã de tibagi028Daniel Castellano.jpg

A Cooperativa Artiart de Tibagi mostrou o artesanato de lã no Encontro de Tradições. Tapetes, cachecóis, blusas feitos  com a delicadeza e habilidade das artesãs da região.

 

A lã é a mais antiga fibra natural animal usada pelo homem para se proteger de temperaturas baixas. OS registros mais antigos apontam o Oriente Médio, seguindo pela Europa, até chegar em terras tupiniquins.

 

Comercialmente falando, são classificadas como lãs não só as retiradas das diversas raças de carneiro existentes no mundo, mas também as provenientes da pelagem de animais como camelo, cabra angorá, cabra cashmere, coelho angorá, lhama, alpaca, iaque e vicunha, sendo os últimos menos populares.

 

Tendo seus fios tramados em teares manuais, hoje a produção de tecidos  de lã se tornaram mais rápidos e modernos com a existência dos teares modernos.

 

Além disso, a espessura  dos tecidos de lã podem variar, o que torna o uso mais versátil: tanto no verão, quanto no inverno.

 

Não só no setor de vestuário, a lã também é usada na decoração, como em cobertores, mantas, tapetes e carpetes, além de tecidos para revestimento de móveis estofados, interiores de veículos e almofadas. Já no artesanato, a lã também enriquece trabalhos de teares e panneaux artísticos.

 

Fonte: Histórias e Curiosidades sobre a lã