ARTE NOSSA
Expositores Guaraqueçaba50Daniel Castellano.jpg

O Encontro de Tradições contou com a energia de Gilson e Aparecida do Projeto Arte Nossa

O Projeto visa o fortalecimento do setor artesanal de Guaraqueçaba. Com coordenação do Provopar – Ação Social / PR, desenvolveu-se em 2004 e 2005, três oficinas de design, sob orientação de professoras da UTFPR, junto à comunidade.

Essas oficinas destinaram-se ao desenvolvimento de um trabalho de produção orientada, assegurando a preservação das características locais, bem como a sua identidade cultural.

A criação de produtos socialmente corretos, com a utilização de fibras naturais da bananeira (espécie encontrada em abundância na região) garantiu aos artesãos um domínio das três esferas do processo: produção, circulação e consumo dos artefatos, inserindo-os de forma responsável e participativa no mundo do trabalho, e corroborando com as políticas de sustentabilidade social, cultural e ambiental da região. 

Expositores Guaraqueçaba034Daniel Castellano.jpg

Guaraqueçaba está localizada no litoral norte do Estado do Paraná, possui uma população rural de 5.706 habitantes e uma população urbana de 2.582 habitantes.

Constata-se neste município a atuação de aproximadamente 80 ONG´s, na sua maioria voltada à defesa do meio ambiente, aos estudos e pesquisas, porém poucas preocupadas em alternativas de investimento humano e econômico. As alternativas de renda da comunidade, estão voltadas para a pesca de captura e o artesanato, porém não tem sido registrado crescimento nesta área, pelo contrário, com as leis ambientais, cada vez menos a população pode contar com estas fontes de renda, colocando Guaraqueçaba como um dos 20 municípios mais pobres do Paraná.

Informações: site UTFPR.

Acompanhe a Arte Nossa no blog.